O Encontro Pan-americano dos Capuchinhos entrou em uma nova fase. Na última segunda-feira, dia 11 de outubro, encontraram-se virtualmente todos os frades que desenvolvem alguma atividade pastoral neste imenso continente.

Motivados a atender ao apelo do Papa Francisco, os Capuchinhos Pastoralistas das Américas querem ser uma Ordem em saída, diversificando ainda mais a presença entre o povo de Deus, num desejo de resgate de identidade e vivência da missão. No entanto, antes de iniciar as exposições sobre o tema, os frades foram convidados a assistir um vídeo falando sobre uma pequena parte dos trabalhos pastorais prestados pela Ordem nas Américas.

Logo em seguida, Dom frei Andrés Stanovinick, Arcebispo de Corrientes, na Argentina, fez sua exposição. Durante sua fala, Dom Andrés destacou a necessidade e urgência de os frades viverem em “fraternidade em saída”, mas sem perder de vista a dimensão contemplativa e apostólica intrínseca à identidade capuchinha.

A segunda exposição foi a de frei Larry Webber que, trazendo presente especialmente o testemunho do Beato Solanus Casey, motivou os frades a uma vivência evangélica que leve a uma proximidade com aqueles que necessitam de um encontro com Deus.

Outros momentos

Nesta reunião ainda se fizeram presentes os Conselheiros Gerais para as Conferências Capuchinhas das Américas, freis Jose Angel, Sílvio de Almeida e Celestino Arias, que cumprimentaram todos os participantes, agradecendo a participação e o envolvimento nesta sessão.

Em outro momento do encontro, os leigos de diversas partes agradeceram a presença e o envolvimento dos frades nas mais diversas frentes. Por fim, os irmãos foram embalados pela canção “A barca”, cantada em espanhol, guarani, inglês e português.

A próxima sessão para continuar a reflexão com os pastoralistas está marcada para o dia 25 de outubro, às 17h, pelo horário de Brasília.

Vídeo da sessão.

Conteúdo da sessão.

Categorias: Noticias