A última sessão virtual do Encontro Pan-americano dos Capuchinhos aconteceu no último dia 7 de março, contando mais uma vez com a presença dos superiores maiores e delegados das circunscrições da ordem em toda a América. O próximo passo dentro da programação é o encontro presencial, no mês de maio, em São Paulo (Brasil).

Nesta sessão, a reflexão foi sobre a colaboração e, por isso, os frades assistiram a um vídeo sobre as fraternidades internacionais na região amazônica. Os frades, que recentemente assumiram a colaboração nesta missão tão importante para a ordem, falaram sobre os objetivos da presença e as expectativas que carregam.

Ainda no vídeo, os superiores que enviaram frades para a região falaram e ressaltaram a importância de que as províncias enviem frades para esta e para outras missões da ordem em todo o mundo. Só através da colaboração será possível efetivar a presença, enquanto capuchinhos, em alguns lugares que carecem de tal presença.

Assessoria

Na primeira parte da exposição, frei Mauro Jöhri, que foi Ministro Geral da Ordem, ofereceu, a partir de sua experiência, subsídios para que os participantes refletissem sobre a forma como colaboram com as atividades da ordem, para além das fronteiras de províncias ou custódias.

Em seguida, como de costume, os frades foram divididos em grupos, por idioma, para discutirem sobre a provocação de frei Mauro, considerando a experiência na região amazônica. Na volta, cada secretário teve um tempo para expor o que foi pensado pelo grupo.

Além da assessoria, frei Roberto Genuin, Ministro Geral, fez sua contribuição durante o encontro, enaltecendo a experiência de colaboração missionária.

Categorias: Noticias