Dando continuidade ao cronograma previsto para o Encontro Pan-americano dos Capuchinhos, aconteceu, no último dia 13, a segunda sessão oficial com os convocados. A temática proposta para esta reunião foi a Formação Inicial, com base nos dados estatísticos que foram levantados e nas reflexões feitas por formandos em formadores em encontros próprios.
Frei Jayme Rey foi, Vice-secretário Geral para a Formação, foi o responsável pela a exposição do tema e, durante quase meia hora, analisou os dados à luz da Ratio Formationis, das Constituições Capuchinhas e de outros documentos da Ordem. Entre os destaques feitos, está o tema do abandono da Ordem, por parte dos frades; as estruturas formativas; e a capacitação dos formadores.
“Precisamos de fraternidades alimentadas por irmãos em vista de criarmos relacionamentos e para que aqueles que querem experimentar nossa vida possam ver como a fraternidade é rezada, como a fraternidade é discutida, como são tomadas as decisões da fraternidade e como são administrados os conflitos da fraternidade”, destacou frei Jayme durante a exposição.
Em seguida, foi proposta uma reflexão em grupos, por idioma, sobre as estruturas formativas: composição da equipe e à sua integração em uma fraternidade formativa que acompanha as diferentes etapas da formação. Depois das discussões, aos poucos os frades fizeram a exposição de alguns tópicos.
Ministro Geral
Nesta sessão se fez presente, desde Roma, o Ministro Geral, frei Roberto Genuin que, durante o intervalo falou com os irmãos que acompanhavam a transmissão da reunião. Ao fim da sessão, se dirigindo aos convocados e delegados, frei Roberto falou da alegria em ver o Pan-americano ser realizado e das expectativas que o Governo Geral tem diante das proposições que estão sendo levantadas.
Por fim, antes da despedida, como já virou tradição, os frades foram embalados pela música “La Guadalupana”, uma homenagem à Virgem Maria, nossa mãe e padroeira.