“Formar para a missão, incluindo a missão Ad gentes, em todas as etapas da formação, desde a pastoral vocacional até a formação permanente, incluindo experiências missionárias significativas.” (Um sopro de vida – conclusões do Encontro Pan-americano 2022)
As Fraternidades Internacionais de São Lourenço, de Letícia (Colômbia) e Benjamin Constant (Brasil), prepararam um curso experiencial sobre a Missão e o nosso Carisma Capuchinho. Nas duas fraternidades estão presentes frades de diferentes circunscrições e oferecem uma presença profética e fértil em solo amazônico.
O encontro, que teve seu o início em meados de agosto, segue até 15 de outubro e não se trata apenas de um curso teórico, mas de uma vivência missionária junto aos irmãos que residem nessas localidades. São dez frades pós-noviços de diversas províncias e custódias da América Latina que chegaram primeiro em Letícia e agora passam para o Brasil.
A verdade é que a missão é parte essencial do nosso carisma e existe uma forma Capuchinha de ser missionário.
“Abrasados pelo amor de Cristo e amparados pelo exemplo de nossos santos missionários, os frades vão em missão impelidos pelo desejo de servir as Igrejas particulares na obra da evangelização.” (Constituições Capuchinhas 177, 2)
Reflexo do Pan-americano
A experiência desse curso nas duas fraternidades internacionais nos aponta duas vertentes que foram refletidas durante a realização do primeiro Encontro Pan-americano dos Capuchinhos: a Missão e a Colaboração. Isso é prova de que a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos nas Américas permanece com a chama do carisma aceso e dando testemunho do Evangelho.
Recordamos as palavras de Frei Roberto Genuin, Ministro Geral, na abertura do documento final do Pan-americano:
“Voltamos a refletir sobre a Missão, sobre a Formação, sobre as Estruturas e sobre a Colaboração, e identificamos os caminhos que gostaríamos de percorrer para sermos mais autênticos capuchinhos.”