A programação de 2021 do Encontro Pan-americano dos Capuchinhos se encerrou com a reunião dos frades jovens, aqueles com até 10 anos de profissão perpétua. Com duas sessões, o encontro aconteceu na modalidade virtual nos dias 22 de novembro e 6 de dezembro e, como tradição, contou com a participação de frades de todas as américas.
Na primeira sessão, os freis contaram com as reflexões de frei Sean O Malley e frei Carlos Silva que, em suas exposições, animaram os irmãos diante dos desafios da vida capuchinha. Frei Sean destacou que não é possível negociar os aspectos inegociáveis de nossa vida, enquanto frei Carlos motivou a descobrir todos os dias o carisma e não deixar-se abater pelo desânimo.
Como preparação para a segunda sessão, os frades jovens tiveram que preparar, em grupos por idioma, algumas proposições para serem apresentadas aos superiores maiores nas sessões oficiais do Encontro Pan-americano. E assim se fez, no dia 6 de dezembro, os irmãos se encontraram novamente para falarem sobre aquilo que foi proposto nos grupos, abarcando as diversas dimensões da vida capuchinha.
Outras colaborações
Na segunda sessão, além dos cumprimentos dos Conselheiros Gerais, o encontro contou com a participação do frei Mariosvaldo Florentino, Secretário Geral para as Missões, e Frei Ricardo Cubillos, que é Missionário na Guiné Equatorial, África. Os discursos desses dois frades foram no sentido de animar os jovens, especialmente para as frentes missionárias.
Além da mistura de idiomas e características, o encontro Pan-americano de Frades Jovens se destacou pela multiplicidade de propostas, nos mais diversos aspectos da vida de um Frade Capuchinho e deve ajudar muito nas reflexões da sessão oficial.
Para o ano de 2022 ainda está previsto um último encontro virtual, em 7 de março, antes da sessão presencial, marcada para maio e que deve acontecer em São Paulo (Brasil).