Aconteceu no dia 8 de novembro mais uma sessão do Encontro Pan-americano dos Capuchinhos, reunindo os superiores maiores das circunscrições nas Américas e os delegados. Neste encontro, realizado na modalidade virtual, os frades discutiram sobre as estruturas da ordem e apresentaram propostas de reflexão que devem ser levadas ao encontro presencial, em maio do próximo ano.
Antes da exposição do tema previsto, os frades que presidem as conferências apresentaram, através de vídeos, a realidade de cada uma das instituições nas quais as províncias, custódias, delegações e missões estão organizadas.
Com a ajuda do frei Jonh Corriveau, que serviu a Ordem como Ministro Geral por doze anos, foi proposta uma reflexão sobre o modo como os frades estão vivendo, se organizando e trabalhando nestas terras. Logo em seguida, a partir do que foi exposto, os irmãos foram divididos em grupo, por idioma, e continuaram a repercutir as provocações do frei Corriveau.
À luz do que nos foi proposto e também das nossas experiências pessoais nas nossas circunscrições, qual são as estruturas da nossa Ordem que precisam de ser adaptadas e porquê?
Plenária
Cada grupo contou com dois minutos para uma breve exposição do que foi discutido. No entanto, vale lembrar que todas as reflexões, por escrito, serão enviadas para a equipe preparatória e retomadas no encontro presencial.
Durante o intervalo dos grupos, frei Roberto Genuin, Ministro Geral, falou com os que acompanhavam a transmissão. Um grande destaque que frei Roberto fez foi a de rever essas estruturas, a começar pelas estruturas internas, valorizando os aspectos mais importantes da vida de um Frade Menor Capuchinho.
Avisos finais
Vale ressaltar a sessão de avisos deste encontro, uma vez que o frei João Júnior, um dos moderadores, falou sobre o ato que deve marcar o início da presença dos Capuchinhos de São Paulo no Chile. O evento está marcado para o dia 17 de novembro e será realizado de maneira remota, reunindo os frades do Chile, Brasil e o governo Geral, em Roma.