No dia 9 de agosto de 2021, um novo encontro segmentado deu continuidade à Programação do Encontro Pan-americano dos Capuchinhos. Dessa vez, os formadores se encontraram de maneira virtual e, durante mais de duas horas, discutiram a situação da formação dos frades nas Américas.
O encontro teve início com um momento de oração preparado pelos formadores e formandos da Província de São Paulo (Brasil). Além da Proclamação do Salmo e do Evangelho, o significativo momento contou com o acendimento da vela que tem acompanhado o Encontro Pan-americano desde a sua sessão de abertura.
Em seguida houve uma saudação do Ministro Geral, frei Roberto Genuin, que ressaltou a alegria de ver este encontro sendo realizado, além da importância de ver que os formadores estão preocupados em se preparar para a função que exercem. Logo após, frei Clézio Menezes, que coordena a Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB) falou sobre a Schola Fratrum, enfatizando exatamente a missão de “Formar Formadores”.
Dados relativos à formação
Com base nas contribuições, que foram enviadas antecipadamente pelas circunscrições e conferências, frei Tiago, da Província do Nordeste do Brasil, fez uma exposição dessas informações para os participantes. Os dados foram colocados na tela, enquanto frei Tiago explicava os detalhes das informações.
Houve também um momento para a interpretação desses dados, com o objetivo de ajudar na reflexão. Os Conselheiros Gerais freis Sílvio Almeida, Jose Angel e Celestino Arias fizeram uma breve análise, mas deixaram a cargo dos próprios formadores apontarem as soluções para as demandas surgidas.
Frei Jayme Rey, Vice-secretário Geral para a Formação também deixou sua contribuição sobre as informações prestadas, sob a luz do que tem refletido o conselho internacional de formação da Ordem. Por fim, entre as exposições, frei Mariosvaldo, Secretario Geral para as Missões ressaltou a importância de formar para a missão.
Discussões
Depois de tantas informações, os frades foram convidados ao trabalho. Os participantes foram divididos em grupo, por idioma, e tiveram que responder a duas perguntas que diziam respeito especialmente a formação de formadores e possibilidades de evitar a saída dos irmãos.
No retorno, cada grupo teve um tempo para a exposição. Os relatórios gerados pelos formadores serão entregues ao grupo de trabalho do Encontro Pan-americano dos Capuchinhos e deve integrar o relatório final.