O Encontro Pan-americano dos Capuchinhos nasceu de um desejo do Ministro Geral, Frei Roberto Genuin, manifesto em sua primeira Carta Circular no ano de 2019. Além de propor uma reflexão para Capuchinhos de toda a América, que na época contava com quatro Conferências, a Circular propunha quatro eixos para estudo e ponderação:

– Missão;
– Formação;
– Estruturas;
– Colaboração.

Com o passar do tempo, uma nova perspectiva ficou acentuada e não deixou de ser refletida: como estava a atuação dos Capuchinhos durante a Pandemia de Covid-19?

Reflexões

A assessoria do primeiro Encontro Pan-americano Capuchinhos ficou por conta dos próprios frades que exercem os diversos ministérios na Igreja: assessores, formadores, professores, bispos etc., mas, acima de tudo: frades.

Dom Frei Seán Patrick O’Malley, Cardeal Arcebispo de Boston (EUA), que acompanhou todo o processo de realização do encontro, durante uma das sessões exortou os frades a “não negociar o inegociável” e citou como tal a vida fraterna e a vida de oração. Durante o encontro, em São Paulo, Frei O’Malley presidiu a eucaristia na Basílica de Nossa Senhora Aparecida e, em sua homilia destacou, entre outras coisas a necessidade de os frades estarem mais próximos daqueles menos favorecidos.

Já Dom Frei Carlos Silva, atualmente Bispo Auxiliar de São Paulo (Brasil), que era Conselheiro Geral quanto o encontro começou a ser pensado, propôs como uma fórmula de perseverança na vida religiosa que une o encantamento e a fidelidade ao carisma. Frei Carlos também falou em um dos encontros sobre a necessidade de não se esquecer da Identidade Capuchinha nos diversos serviços e ministérios que os frades exercem.

Frutos

Durante a realização dos encontros virtuais um acontecimento mostrou que os frutos já podiam ser colhidos: um acordo entre circunscrições possibilitou a abertura de duas fraternidades internacionais na região amazônica.

Como o trabalho não tem fim, os frades seguem refletindo, sendo que um novo Encontro Pan-americano está sendo gestado e deve acontecer na Colômbia, em fevereiro de 2024. Acompanhemos desde já, com nossas orações, o trabalho que está sendo realizado pelos Capuchinhos nas Américas.

Siga as nossas redes sociais para permanecer informado:

YouTube | Instagram | Facebook

Categorias: Noticias