Por volta das 18h, no horário de Brasília, frei Tiago Santos, da Província do Nordeste do Brasil, pediu que as câmeras fossem abertas e então foi possível ter uma dimensão do momento que a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos vivia. Noviços e Pós-noviços de toda a América, da Argentina ao Canadá, estavam juntos, separados pela distância, mas unidos pela tecnologia e pelo carisma capuchinho.

Formandos conectados

Assim começou o encontro de formandos no Pan-americano dos Capuchinhos. A ousada proposta de discutir interculturalidade, em uma terra de tantas culturas, foi uma grande iniciativa e conseguiu provocar uma profunda reflexão no modo de ser capuchinho, especialmente à luz da Ratio Formationis.

Acolhidos pelo Vigário Geral, frei José Angel, e pelos freis Sílvio Almeida e Celestino Arias, Conselheiros Gerais, os formandos se apresentaram através de um vídeo marcado pela tradicional saudação fraterna de: Paz e bem! Também foi possível ver e ouvir os frades na oração, recitada em cada um dos idiomas presentes neste continente.

Reflexões

Frei Robert Williams, New Jersey (EUA)

Na primeira exposição do encontro, frei Robert Williams, da Província de New Jersey (EUA), destacou a importância de entender a Ordem e os frades como parte de uma cultura universal e pluriforme. Para tanto é essencial assegurar que o centro da vocação capuchinha seja mantido: a oração contemplativa que leva ao compartilhamento fraterno e a própria vida de fraternidade, explícita na Regra e no Testamento de São Francisco.

A segunda reflexão foi proposta por frei Harold Perez, da Província da Colômbia, durante a qual evidenciou a vida dos capuchinhos tendo como claustro o mundo: não havendo possibilidade de um fechamento cultural. Frei Harold ainda expos, conforme indica a Ratio Formationis que “tradição, história, transmissão, símbolos, sonhos e promessas constituem a alma e a linguagem da cultura capuchinha”.

Entre as duas falas, foi exibido um vídeo em que os próprios formandos, representados pelos pós-noviços, manifestaram também uma reflexão sobre a temática da interculturalidade. Outro destaque do encontro foi a participação do frei Jaime Rey, Vice-secretário Geral para a Formação, que, entre outras coisas, convidou os formandos a vencerem a barreira do individualismo em nossas fraternidades.

Próximos passos

O encontro continua

O encontro de formandos não terminou ainda. Durante os próximos dias, os jovens frades devem se encontrar por circunscrição e, em seguida, por conferência para repercutir o que foi abordado neste primeiro encontro. No dia 1° de agosto, em uma nova sessão, estas reflexões serão apresentadas em plenário.

Categorias: Noticias