Depois de termos celebrado a Sessão de Abertura, no início do mês de maio, o Encontro Pan-Americano dos Capuchinhos teve nesta segunda-feira, 7 de junho, sua primeira sessão oficial, para refletir sobre a missão dos frades. Superiores maiores e delegados das circunscrições em toda a América se encontraram virtualmente para continuarem as reflexões sobre a vida dos irmãos nestas terras.

Feita a oração do encontro, uma mistura dos quatro idiomas, foi exibido o vídeo de apresentação dos convocados e equipes de trabalho, envolvidas na realização do encontro. Além dos convocados, equipe técnica e tradutores também participaram da reunião.

Em um outro vídeo exibido, leigos, de diversos lugares em que os freis atuam, agradeceram pela presença e serviço. Uma mistura de pessoas atendidas em paróquias, obras sociais e outras frentes de trabalho empreitadas pela Ordem neste continente.

Temática

Neste primeiro momento, frei Helmut Rakowski, atualmente Vigário Provincial dos Capuchinhos na Alemanha, foi quem propôs alguns tópicos para reflexão. Entre os destaques feito por frei Helmut está a presença dos capuchinhos nas mais variadas frentes missionárias, propostas pela Igreja. Acima de todas as teorias, a proposta do assessor foi uma reflexão sobre a sua experiência de missão, parte dela vivida no México.

Após a explanação, os irmãos foram divididos em grupos, por idioma, para continuar as discussões. Sob a perspectiva das fontes franciscanas, da história e dos documentos atuais da Ordem, o convite foi para perceber que uma vida apostólica apaixonada e criativa, especialmente comprometida com os mais pobres, assim como o envio de missionários são características essenciais do nosso carisma capuchinho.

As diversas exposições feitas pelos grupos sobre a realidade atual da ordem serão mais tarde disponibilizadas a todos os irmãos, bem como os principais momentos da sessão.

O encontro sobre missão foi encerrado com um vídeo em que os Provinciais do Peru e Colômbia e o Custódio do Amazonas e Roraima, no Brasil, firmaram um acordo para a formação de fraternidades internacionais na tríplice fronteira, no coração da Amazônia.

Categorias: Noticias