Terminou no último domingo, dia 1° de agosto, o Encontro Pan-americano dos Formandos Capuchinhos. A participação dos irmãos se deu em quatro etapas: uma primeira reunião com os frades de toda a América, uma segunda reunião por circunscrição e uma terceira por conferência, para refletirem o que foi proposto no primeiro momento. O último encontro foi tempo de apresentar tais reflexões.

Após as boas vindas, pelo frei Anthony, do Panamá, frei Sílvio de Almeida, Conselheiro Geral pra a CCB, fez a acolhida aos participantes e mais uma vez falou do prazer em ver este encontro ser realizado. “Nos enche de alegria saber que o Pan-americano é um momento de renovação verdadeiramente de nosso carisma aqui nas Américas”, afirmou frei Sílvio.

Em seguida, os formandos começaram a partilhar aquilo que refletiram em grupo, contribuindo para o diagnóstico de como vive um capuchinho nestas terras e ajudando a definir os novos passos. Entre os apontamentos ficou forte o desejo de assumir uma identidade que considere todos os aspectos culturais das realidades em que se encontram, em vista de um diálogo que favoreça a presença missionária efetiva.

Os formandos destacaram ainda a pluralidade dos ofícios que favorecem a vivência e promoção da interculturalidade. Portanto, segundo as proposições feitas, diante de uma revisão de estruturas e atuação seria ainda melhor essa presença fraterna e pastoral que favoreça esse aspecto cultural, traspondo barreiras.

Ao fim da sessão, frei Jose Angel, Vigário Geral da Ordem, deu sua contribuição falando sobre a necessidade de gastarmos força para vencermos as barreiras que nos separam das diversas realidades. Segundo Jose Angel, a base para tal avanço é o diálogo, por meio do qual “nos abrimos a realidades, pessoas e ideias novas.”

Por fim, o Vigário Geral também falou o quanto a Ordem ganhou com a nova modalidade do Encontro Pan-americano. Um destes benefícios é a participação de irmãos que não estariam convocados para o encontro, como seria o caso dos formandos. Mas, para que isso seja ainda mais proveitoso, é preciso abraçar o Pan-americano como uma causa “para que não seja só um encontro bonito, mas que seja algo concreto”, provocou frei Jose Angel.

Formandos Protagonistas

Além daqueles que apareceram no vídeo explanando as reflexões, os formandos se apresentaram diversas vezes, seja cantando Alma Missionária (sucesso nas redes sociais) ou La Guadalupana, homenagem a Virgem de Guadalupe. Um vídeo ainda apresentou um compilado de como foi a semana de reuniões nas circunscrições e conferências e, em outro, os freis apareceram com a tradicional saudação fraterna de Paz e Bem!

Categorias: Noticias