O ITINERÁRIO

O início do mês de maio de 2022 foi marcado por um encontro histórico para todos os Franciscanos Capuchinhos das Américas. No desejo de reavivarem a missão nessas terras e refletirem sobre os processos formativos em nosso continente, foi idealizado o Encontro Pan-Americano dos Capuchinhos.

A Ordem dos Frades Menores Capuchinhos esperava celebrar esse encontro presencialmente em 2020. Mas, devido ao cenário que foi surgindo em razão da pandemia da Covid-19, o encontro teve que ser repensado. O Pan-Americano manteve sua realização e se reestruturou em duas etapas: a virtual e a presencial. Dessa forma, o que seria um encontro presencial de 6 dias se estendeu e passou a ser uma verdadeira experiência de partilhas, formações, troca de experiências e reflexões de forma virtual que durou um ano.

Após a realização dos encontros virtuais, a conclusão desse momento histórico se deu de forma presencial no Seminário Santo Antônio, localizado na Serra de São Pedro – SP.

O I ENCONTRO PRESENCIAL

Na manhã do primeiro dia de maio, os Capuchinhos se encontraram na capela do Seminário Santo Antônio para iniciar o encontro com a celebração da Eucaristia. Aproximadamente 80 frades de toda a América estavam presentes nesse momento celebrativo. Além dos frades das Américas, também se fizeram presentes o Ministro Geral da Ordem, Frei Roberto Genuin, e os membros do Conselho Geral.

O encontro contou com três conferências, na intenção de propor reflexões e ajudar os frades a elaborar e desenvolver um caminho de unidade e de reavaliação da missão nas Américas.

OS FRUTOS DO ENCONTRO

Com a conclusão do encontro, uma equipe redacional foi composta para que fosse elaborado um documento final com todas as proposições do encontro Pan-Americano. Essas proposições serviram para a animação dos frades em todo o continente, sob orientação executiva dos Conselheiros Gerais para as Américas e os presidentes das Conferências. O nome desse documento final é UM SOPRO DE VIDA.

Um ano depois, em maio de 2023, uma nova equipe é composta para organização e preparação para o II Encontro Panamericano dos Capuchinhos, cuja abreviação é OFMCap Panamerica. O nome “OFMCap Panamerica” passa a ser uma instância permanente de trabalho, não mais restrita aos encontros, destinada à animação das 3 Conferências, sobretudo para a Formação e Comunicação, bem como a proposição de iniciativas de nível continental.

Dessa forma, em preparação para o nosso II Encontro, já estamos realizando as nossas sessões virtuais. A primeira sessão aconteceu no dia 15 de novembro pela plataforma Zoom. O nosso segundo encontro virtual acontecerá no dia 13 de dezembro, às 21h de Roma.

Para participar das sessões virtuais, basta preencher o formulário abaixo. O formulário deve ser preenchido apenas uma vez. Se você já tiver feito a inscrição para o primeiro encontro virtual, não é necessário fazê-la novamente. Você receberá as orientações para participação via e-mail, WhatsApp ou Telegram.

Nos encontramos dia 13 de dezembro. PAZ E BEM!

Para participar das sessões virtuais clique na imagem abaixo e preencha o formulário de inscrição.

Categorias: Noticias