“Estes compromissos assumidos nos animam a dar passos seguros, concretos e firmes para caminhar juntos, na fidelidade ao Pai que continua nos chamando, à Regra que prometemos, às Igrejas que servimos e ao santo povo de Deus ao qual pertencemos”.

Assim termina o Documento Final do Encontro Panamericano dos Capuchinhos, realizado em 2022.

Intitulado “Um sopro de vida”, o documento lançou um olhar esperançoso sobre a nossa presença nas Américas e propôs uma profunda reflexão sobre a Missão, sobre a Formação, sobre as Estruturas e sobre a Colaboração, identificando os caminhos que gostaríamos de percorrer para sermos mais autênticos capuchinhos.

Sim! Nos indicou um caminho. Significa que não estamos parados.

O carisma permanece, mas se renovam nossas estruturas, nossos desejos e as necessidades dos tempos. Como irmãos menores, queremos responder com fidelidade aos serviços para os quais somos chamados nos diversos lugares em que estamos presentes.

Este grande continente possui muitas realidades que clamam por uma presença profética, não por mérito nosso, mas do Espírito Santo que recebemos em nosso batismo.

Somos missionários nessa terra de missão.

E o trabalho não para! Precisamos continuar essas reflexões para que nossa consagração religiosa frutifique onde quer que estejamos.

Uma das determinações do último Encontro Pan-Americano (EPAN) é que as tarefas antes realizadas pela Assembleia dos Capuchinhos da América Latina e Caribe, a ALAC, agora sejam desempenhadas pelo Pan-Americano.

E estamos preparados!

Em fevereiro de 2024, em Bogotá, na Colômbia, os Capuchinhos que vivem nas Américas estarão representados mais uma vez. Desde já nos unamos em oração pelo bom êxito desse encontro.

Categorias: Noticias